Descubra a abóbora, um dos mais tradicionais frutos de outono!

Descubra a abóbora, um dos mais tradicionais frutos de outono!

A abóbora, também conhecida como jerimum, é um dos alimentos mais versáteis do mundo, pois pode ser aproveitada por completo e numa infinidade de receitas, quer doces, quer salgadas. São inúmeros os pratos com abóbora que podemos preparar! Adicionalmente, tem propriedades nutricionais interessantíssimas. Estas duas características fazem da abóbora um alimento fundamental em muitas cozinhas.

A sua utilização não é apenas como alimentação, mas também como decoração (como no Halloween) e na preparação de utensílios (como recipientes), sendo um dos alimentos mais utilizados na história e com finalidades mais diversas!

Apesar de estar no grupo das hortaliças e muitos acreditarem que se trata de um legume, a abóbora (nome científico: Cucurbita, um gênero botânico da família das cucurbitáceas Cucurbitaceae) é na verdade um fruto rasteiro, da mesma família do chuchu, melancia, melão e pepino!

A origem da abóbora

Acredita-se que abóbora tem origem nas Américas, há mais de 10 mil anos. Eram utilizadas na alimentação da civilização Olmeca, que se encontrava nas Regiões Tropicais do centro-sul do atual México. Esta civilização foi absorvida pelas Civilizações Asteca, Maia e Inca (Civilizações Mesoamericanas).

Era também cultivada no Brasil pelos indígenas, com variedades diferentes, sendo um elemento crucial alimentação dos indígenas, que a consideravam o terceiro produto agrícola mais importante (depois apenas da Mandioca e do Milho).

No século XVI, navegadores Portugueses e Espanhóis chegaram às Américas e descobriram a abóbora, que levariam para a Europa. Os portugueses seriam responsáveis por espalhar pelo mundo as variedades de abóboras que eram utilizadas no Brasil, e os espanhóis por espalharam as variedades de abóbora cultivadas pelas civilizações Mesoamericanas. O sucesso da abóbora foi tal que se acredita que ainda no século XVI todas as variedades foram completamente difundidas por toda a Europa!

No entanto, a sua origem não está totalmente clara, uma vez que há também estudiosos que acreditam que a abóbora é citada pelos egípcios, e que os romanos tinham utilizavam abóbora com mel para ajudar a digerir a elevada quantidade de carne que consumiam.

Método de Produção e Colheita da Abóbora

As abóboras são cultivadas por todo o mundo, com exceção da Antártica. Existem diversos tipos de abóbora, e as suas necessidades no que respeita a cultivo variam, no entanto, de forma geral, desenvolve-se bem em todos os tipos de solo, com exceção dos encharcados. Relativamente a temperaturas, prefere mais elevadas, entre 20º e 28º, sendo bastante sensível ao frio e geadas.

Necessitam de luz solar, sendo preferencialmente plantadas num local ensolarado. Se tal não for possível, podem ser plantadas num local com sombra parcial, desde que exposto ao sol durante uma parte do dia. Por este motivo, a plantação dele ocorrer entre março e maio, para que o crescimento ocorra nos meses de maior calor.

É expectável que estejam prontas para consumo entre 90 e 150 dias depois da plantação, dependendo do tipo de abóbora cultivado.

A colheita deve ocorrer, para as variedades mais comuns em Portugal, entre setembro e novembro, quando forem visíveis sinais de maturação, como casca mais opaca e menos brilhante, pele dura ou talo amarelado ou acastanhado.

Método de Produção e Colheita da Abóbora

Como escolher abóbora?

Ao escolher a abóbora, deve começar por diferenciar se procura uma abóbora de verão ou de inverno. Caso procure uma abóbora de inverno, deve sempre procurar um fruto com a casca dura, firme e pesado, pois isto indica que a polpa é húmida e macia. Se, pelo contrário, procura uma abóbora de verão, deve escolher uma de tamanho médio e que não pese muito, apresentando uma casca brilhante.

Sempre que possível, deve optar por comprar abóboras inteiras, pois assim conservam melhor o seu sabor.

A abóbora inteira pode ser conservada num local seco e fresco, no entanto, se já tiver sido aberta ou descascada, deve ser conservada no frigorifico. Pode também ser congelada, para utilizar em sopas, por exemplo.

Os benefícios da abóbora para a saúde

Apesar das características nutricionais das abóboras variarem ligeiramente dependendo da variedade escolhida, as abóboras possuem em comum diversos benefícios para a nossa saúde, tais como:

  • Ajuda na saúde ocular, uma vez que é rica em carotenoides com alto poder antioxidante que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres, mantendo a saúde dos olhos e evitando o surgimento de cataratas. Além disso, os carotenoides presentes na abóbora também protegem os olhos contra os raios ultravioletas do sol e da luz azul emitida por computadores e telefones celular, evitando a degeneração macular, uma doença relacionada com o envelhecimento que diminui a capacidade da visão.
  • Ajuda na prevenção de diversos cancros, como pulmão, pâncreas, mama e próstata, por conter um alto teor de compostos com propriedades antioxidantes, como betacaroteno e vitamina A, ajudando a combater o excesso de radicais livres no organismo;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunitário, pois é rica em carotenoides, que ajudam a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando, assim, o surgimento de gripes, alergias e resfriados;
  • Ajuda na perda de peso, pois tem uma quantidade elevadas de fibras, que ajudam a diminuir a fome. Além disso, a abóbora em si é um fruto baixo em calorias e hidratos de carbono;
  • Ajuda na prevenção de diabetes, devido também às fibras, que promovem a absorção lenta de hidratos de carbono e promovem o equilibro do nível de glicose no sangue;
  • Ajuda a combater a prisão de ventre, pois tem grandes quantidades de fibras insolúveis, que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes;
  • Ajuda a prevenir a pressão alta pois contém potássio, um mineral que auxilia no relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue. Além disso, o potássio ajuda a estimular a eliminação de sódio.

Descubra 30 Tipos de Abóbora

Descubra 30 Tipos de Abóbora

Existem centenas de variedades diferentes de abóbora, o que se atribui à polinização cruzada! Variam em cor, forma, textura, polpa e até (ligeiramente) em valor nutricional! Descubra 30 variedades de várias partes do mundo que selecionamos para lhe apresentar!

Abóbora Atlantic Giant

Abóbora Atlantic Giant

Variedade de abóboras gigantes, que produz abóboras que podem ultrapassar os 100kg! De polpa amarela, é reconhecida pela sua presença em competições de tamanho de abóbora e adorada pelos entusiastas do hobby, sendo o seu sabor considerado insipido quando comparado com outras variedades de abóbora. Ainda assim, apresenta uma composição nutricional interessante e o seu consumo é aconselhado!

Abóbora Azul Húngara

Abóbora Azul Húngara

Também conhecida como “Nagydobosy sütotok” é muito popular na Hungria, país de onde é proveniente, como o seu nome indica. Tem uma casca azulada e a sua polpa é laranja vivo. Muito doce e saborosa, é ideal para utilizar em doces e sobremesas, como bolos, recheios de tardes ou scones. Pode também ser utilizada em sopas e purés, ou até assada para acompanhar diversos pratos.

Abóbora Baby Bear

Abóbora Baby Bear

Mais pequena que outras abóboras e com uma forma achatada, apresenta uma casca laranja vivo e verde, com a polpa laranja. É bastante doce, e por isso ideal para utilizar no recheio de tarde de abóbora. As suas sementes são muito apreciadas assadas.

Abóbora Baby Boo

Abóbora Baby Boo

Com uma cor branca e um tamanho pequeno, é muito utilizada nas decorações de Halloween. A sua polpa é esbranquiçada, tenra e ligeiramente doce, com notas de frutos secos. São muito utilizadas para rechear, pelo seu tamanho e sabor agradável.

Abóbora Batwing

Abóbora Batwing

Uma abóbora muito pequena e com um padrão de cores surpreendente, e por isso está a tornar-se bastante popular. Uma das abóboras mais pequenas, é muito apreciada pelas suas capacidades decorativas. A sua casca pode ser totalmente laranja ou verde-escura, mas o mais comum é apresentar uma mistura das duas cores, formando padrões que relembras asas de morcegos (daí o nome). O seu crescimento total e amadurecimento leva apenas 90 dias!

Abóbora Bavette

Abóbora Bavette

Também conhecida como abóbora spaghetti, tem uma casca mole e um sabor neutro e ligeiramente doce. É maioritariamente famosa pela sua textura fibrosa, que relembra a do esparguete, sendo perfeita para rechear.

Abóbora Menina

Abóbora Menina

Esta é uma das abóboras que utilizamos nos nossos doces de abóbora! Também conhecida como abóbora bolina, é uma das variedades de abóbora mais utilizadas em Portugal. Com uma casca e polpa laranja vivo, um sabor doce e uma polpa tenra e macia, é muito utilizada na culinária, quer em pratos doces como salgados. Podemos cozinhar quer a sua polpa, quer a casca, e está disponível o ano inteiro.

Abóbora Bolota

Abóbora Bolota

A sua forma lembra-nos de uma bolota, tem uma polpa verde esbranquiçada e de textura fibrosa, sendo ideal para utilizar em receitas de abóbora assada ou abóbora recheada. As sementes podem ser assadas.

Abóbora Butternut

Abóbora Butternut

De casca macia e laranja-pálido e polpa laranja mais forte, também é conhecida como abóbora manteiga. É utilizada quer em receitas de doces quer de salgados. Tem um sabor ligeiramente doce, suave e com notas de nozes. Uma das formas mais populares de consumo é abóbora refogada.

Abóbora Casper

Abóbora Casper

Atinge entre 4,5 e 7kg, e tem uma casca branca e polpa laranja vivo. É uma abóbora doce, muito saborosa, que pode ser utilizada em pratos doces ou salgados.

Abóbora Cherokee Bush

Abóbora Cherokee Bush

Perfeitas para plantar em jardins mais pequenos, pelo seu tamanho reduzido e resistência da planta a pragas e doenças, são considerados por muitos uma das abóboras mais saborosas! De casca laranja e polpa amarelo-alaranjado, têm diversas aplicações culinárias, desde assadas, sopas, purés, panquecas ou muffins.

Abóbora Chila

Abóbora Chila

Uma abóbora rústica, com a casca bastante dura. O exterior é verde e com manchas brancas, uma polpa branca e muito fibrosa e sementes pretas. Muito famosa na confeção de doces tradicionais e conventuais portugueses, como tartes, pasteis e bolos.

Abóbora de Pescoço

Abóbora de Pescoço

Conhecida também como abóbora Paulista, tem a casca alaranjada ou esverdeada e a sua polpa é fibrosa. Quando cozinhada, solta bastante água, sendo muito utilizada em doces com especiarias e coco ou frutos cristalizados. É também utilizada em pratos salgados, acompanhando bem com cozidos de carne, ou em receitas de sopas e purés, ou mesmo em pães e tortas.

Abóbora Futsu Black

Abóbora Futsu Black

Com uma cor preta surpreendente e uma polpa macia, as abóboras pretas Black Futsu podem ser cortadas em fatias finas e adicionadas cruas a saladas, ou em camadas de queijo e pratos de frutas. Podem também ser utilizadas reduzindo a puré e fritando ou, levemente fritas com legumes, em sopas e refogados, cortados em fatias e assados ou recheadas com grãos, carnes ou queijos.

Abóbora Galeaux D’eysines

Abóbora Galeaux D’eysines

É uma variedade de abóbora francesa rara. Durante o seu crescimento, cobre-se de verrugas, que lembram amendoins, sendo também conhecida como abóbora amendoim. A sua polpa é laranja-vivo, doce, firme e muito saborosa. Tradicionalmente usada na França para sopas, assados, tortas e molhos, e quando cozida para doces.

Abóbora Hokkaido

Abóbora Hokkaido

Uma variedade bastante popular em Portugal, esta abóbora de origem asiática destaca-se pelo seu sabor doce e delicado. Quer a polpa quer a casca e até as sementes são comestíveis, com ótimos valores nutricionais, rica em fibras, sais minerais e alguns aminoácidos essenciais. Pode ser consumida cozida ou assada, a polpa da abóbora em pedaços, em puré ou como base de uma sopa. É também usada na preparação de doces e compotas.

Abóbora Hubbard

Abóbora Hubbard

Tem uma casca extremamente dura, e por isso pode ser conservada até 6 meses depois de colhida. A sua pele não é comestível, mas a polpa laranja é muito nutritiva e com um sabor perfeito para pratos salgados, sendo tradicionalmente utilizada cozida, assada, cozida a vapor, frita ou em puré.

Abóbora Jaune de Paris

Abóbora Jaune de Paris

Famosa pela sua cor amarelo vivo, a abóbora Jaune De Paris é vigorosa, com uma pele tenra e uma polpa amarela macia e doce de excelente conservação. É perfeita para utilizar em recheios de tardes, sopas e bolos.

Abóbora Kabocha

Abóbora Kabocha

Também conhecida como abóbora cabiotá ou abóbora japonesa, é originária do Jápão e apresenta uma casca verde-escura e grossa e uma polpa amarelo-alaranjada. É utilizada principalemente em receitas de salgados, como sopas, purés, refogados e gnochi.

Abóbora Kakai

Abóbora Kakai

Esta variedade de abóbora tem a particularidade de ser produzida maioritariamente pelas suas sementes! Esta abóbora tem uma cavidade interior grande, de onde é fácil retirar as sementes, muito apreciadas.

Abóbora Knucklehead

Abóbora Knucklehead

Apresentam uma casca laranja com verrugas verdes. As abóboras Knucklehead são mais adequadas para aplicações cozinhadas, como para assar ou cozer. Podem ser cozidas e combinados com legumes assados como acompanhamento, fatiadas e misturadas em saladas verdes ou em purê ou mesmo em sopas.

Abóbora Lakota

Abóbora Lakota

Esta é uma variedade incomum que produz belas abóboras vermelhas, com interessantes manchas escuras. Esta variedade é excelente para sopas e panificação. A pele também é comestível, assim como as flores!

Abóbora Marina Di Chioggia

Abóbora Marina Di Chioggia

O sabor é onde está a verdadeira surpresa da Marina Di Chioggia. A polpa desta fruta é saudável e doce, e visto que tem origem na Itália, não é surpresa que seja a favorita dos fabricantes de massas. É uma ótima base neutra que você pode persuadir a ficar ainda mais doce ou criar uma mistura verdadeiramente surpreendente de doce e salgado. A abóbora Marina Di Chioggia é uma das melhores abóboras para cozinhar e é especialmente perfeita para receitas de massas. Esta abóbora é perfeita para fazer ravioli, risotos e até gnochi!

Abóbora Musquée de Provence

Abóbora Musquée de Provence

A abóbora Musquée de Provence, ou abóbora Moscada, é uma variedade agradável e doce, com casca alaranjada e polpa laranja vivo. Faz excelentes pratos salgados, além de estrelar em tortas e doces. Aliás, é outra das abóboras que utilizamos nos nossos doces de abóbora. É um fruto muito saboroso, com uma doçura subtil e agradável e com uma ótima capacidade de adaptação aos sabores que a acompanham.

Abóbora Porcelain Doll

Abóbora Porcelain Doll

A Porcelain Doll, ou boneca de porcelana, é uma abóbora atraente com nervuras profundas e uma cor rosa marcante. A sua polpa alaranjada é doce e ótima para todo o tipo de delícias culinárias.

Abóbora Porqueira

Abóbora Porqueira

Uma variedade muito produzida em Portugal, era historicamente utilizada para alimentar os animais, daí o seu nome. É também utilizada para fazer doce ou aveludar sopas, sendo um dos ingredientes essenciais numa iguaria portuguesa, o Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP – obtido através de porcos de raça Bísara e desta abóbora!

Abóbora Prince Crown

Abóbora Prince Crown

As abóboras do Prince Crown são muito admiradas pela sua polpa densa, textura suave e sabor doce e com um toque de nozes. São mais adequadas assar, refogar, ferver e grelhar. A sua polpa seca mantém bem a sua forma quando cozinhada e também desenvolve uma consistência suave e cremosa quando amassada. As abóboras do príncipe herdeiro são popularmente cortadas em fatias e assadas para criar uma textura macia e caramelizada e, uma vez cozidas, a carne pode ser misturada em risoto, amassada como acompanhamento ou até misturada numa salada.

Abóbora Rouge Vif D'Etampes

Abóbora Rouge Vif D'Etampes

A abóbora Rouge Vif D'Etampes é comercializada há mais de 100 anos e muitas vezes referido como abóbora “Cinderela”. Um fruto redondo alaranjado vivo, lobados em forma de blocos de queijo de até 18kg, de excelente sabor adocicado, ótimos para tortas ou assar, são produzidos em videiras de porte médio.

Abóbora Thai Rai Kaw Tok

Abóbora Thai Rai Kaw Tok

Uma linda abóbora de cor verde-mar que fica castanha quando armazenada, muito nervurada e com verrugas.  A polpa da laranja é ricamente aromatizada, doce e perfumada; ótimo para caril, sopas, frituras e muito mais.

Abóbora Turbante Turco

Abóbora Turbante Turco

Uma abóbora muito popular em forma de cogumelo. A Abóbora Turbante Turco tem um sabor muito interessante, mas também é amplamente utilizada como abóbora decorativa. O capuz da Abóbora Turbante Turco possui uma tonalidade de cor laranja brilhante e a parte inferior possui uma tonalidade clara às riscas vermelhas alaranjado e por vezes verde.

Como utilizar a abóbora?

A abóbora é um dos alimentos mais versáteis, e por isso pode ser utilizado nas mais diversas receitas.

Dependendo do tipo de abóbora que possui, esta pode ser mais adequada a receitas doces ou salgadas, e deve ter isso em atenção para decidir como a vai utilizar.

Algumas das formas mais comuns de cozinhar a abóbora são:

Tábua de queijos com Doce de Abóbora, Laranja, Mel de Rosmaninho, Eucalipto, Canela e Amêndoas

Descubra os melhores doces de abóbora

Na meia.dúzia®, somos fãs de doce de abóbora, um dos mais tradicionais de Portugal. Mas claro, criamos misturas de sabores surpreendentes para dar um toque especial a um dos mais famosos doces de fruta do nosso país!

Doce de Abóbora e Laranja com Mel, Canela e Vinho do Porto by meia.dúzia®

Este doce de abóbora de sabor ímpar, surpreende com uma riqueza e intensidade de aroma incomparáveis, dados pelo sabor adocicado e quente da abóbora, misturados com o sabor fresco e ligeiramente ácido da laranja onde é adicionado o mel rosmaninho e eucalipto e vinho do porto, um vinho licoroso de sabor único e adocicado, produzido no vale do Douro - Portugal. É ideal para utilizar com queijos!

Sugestões de uso

Ideal para acompanhar queijos curados (Queijo Serra de Estrela (DOP), Queijo “Leyden“ ou Queijo Manchevo), queijos frescos, requeijão, como Requeijão da Beira Baixa (DOP) , sobremesas, tostas e scones.

Receitas – Chef

Doce de Abóbora com Laranja, Mel, Canela e Amêndoas by meia.dúzia®

COMPRAR AQUI O DOCE DE ABÓBORA E LARANJA COM MEL, CANELA E AMÊNDOAS 75G

Este doce de abóbora é o doce mais tradicional português e um dos mais consumidos pelos portugueses. Uma delicada mistura de abóbora e laranja, mel de rosmaninho e mel eucalipto, canela e amêndoa, fazem deste doce único, com um sabor que nos faz lembrar dos doces tradicionais, do tempo dos nossos avós. Se quer provar algo tipicamente português, tem de provar esta compota de abóbora e laranja.

Sugestões de uso

Excelente acompanhante de queijos curados, Queijo Serra de Estrela (DOP), Queijo de Azeitão (DOP), Requeijão da Beira Baixa (DOP) e Queijo “Leyden“ (IGP). Este doce é ideal para utilizar com queijos, assim como em coberturas de crepes, waffles, crumbles, panquecas, tostas ou torradas, cereais, tartes, muffins e sobremesas.

Receitas – Chef

Também disponível em tamanho familiar!

Curiosidades sobre a abóbora

As abóboras são parte integrante da nossa alimentação, mas não só! São também a estrela de competições, hobbies e até de datas festivas!

Competições de abóboras

Poderá parecer surpreendente para alguns, mas existem diversas competições envolvendo abóboras! O hobby de cultivar abóboras gigantes, para competições relativas ao seu tamanho e peso ocorre um pouco por todo o mundo, existindo mesmo variedades de abóbora que são cultivadas essencialmente pelo seu impressionante tamanho.

  • A maior abóbora de sempre foi cultivada pelo belga Mathias Willemijns e pesava 1190,49kg. Foi autenticada pela Great Pumpkin Commonwealth (entidade responsável por cultivar o hobby de cultivar abóboras gigantes e criar regulamentos para a prática), em Ludwigsburg, Alemanha, a 9 de outubro de 2016 (está no livro Guiness World Records);
  • A maior tarte de abóbora de sempre pesava 1678kg e foi feita a 25 de setembro de 2010, em New Bremen, no estado do Ohio (EUA). A impressionante tarde tinha um diâmetro de 6m e a crista continha 440 folhas de massa folhada! (está também no Guiness World Records)

Mais surpreendente ainda é a tradição da corrida que ocorre todos os anos em Kasterlee, na Bélgica! Aqui, os participantes fazem uma corrida de estafetas num lago da cidade, com a peculiaridade de o fazerem dentro de abóboras gigantes! As abóboras são esculpidas para serem utilizadas como barco (ficando ocas, e assim suportando o peso do participante), e os participantes da corrida utilizam-nas para remar para a vitória. A polpa de abóbora retirada destas abóboras é aproveitada para fazer sopas, que serve de alimento para os participantes.

A tradição de esculpir abóboras no Halloween

Crê-se que a tradução de esculpir rostos em vegetais começou com os celtas, que na sua celebração de outono, tinham a tradição de iluminar o caminho para as suas casas, para os bons espíritos. Para isso, esculpiam abóboras e nabos, e colocavam uma luz dentro do vegetal.

Esta tradição foi adaptada pelos irlandeses, que deram aos vegetais esculpidos e iluminados o nome Jack O'Lanterns. Os imigrantes irlandeses chegaram aos Estados Unidos rapidamente perceberam que o país era rico em abóboras, adotaram este vegetal para manter a tradição. O dia 31 de outubro, Dia das Bruxas ou Halloween, simboliza a data em que os mortos teriam a possibilidade de visitar os seus entes queridos na terra, e as abóboras esculpidas e iluminadas serviriam para iluminar os seus caminhos!

Abóbora Halloween

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter e registe-se no nosso site, para receber gratuitamente os nossos e-books com mais saladas originais ou aperitivos.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos