Consciência ambiental começa em nós. Sabia que pode reciclar as nossas bisnagas?

Consciência ambiental começa em nós. Sabia que pode reciclar as nossas bisnagas?

A ecologia é um pensamento desde sempre presente na produção das nossas experiências de sabores e na gestão das atividades diárias da meia.dúzia®. Com a evolução dos tempos percebemos a importância de uma mentalidade sustentável, desta forma os nossos produtos foram idealizados com base nestes valores. Desde a matéria-prima, método de produção artesanal, embalagem até chegar às suas mãos, o impacto ambiental é reduzido. Agora, pode reciclar as nossas bisnagas e dar-lhes uma nova vida.

As nossas compotas em bisnaga distinguem-se das demais, não só pelo design apelativo da embalagem mas também pelo seu conteúdo. As frutas, algumas delas classificadas como DOP ou IGP, são originárias de produtores locais que as cultivam com base numa agricultura biológica, como é o caso dos Mirtilos, Amoras, Maracujás e mesmo das ervas aromáticas. Este tipo de agricultura não só atribui maior qualidade às frutas como também diminui o impacto ambiental.

O nosso método de produção artesanal permite-nos controlar da melhor forma as nossas produções e atingir os nossos padrões de qualidade. A mão-de-obra humana para além da sensibilidade e do toque especial que atribui a cada produto, reduz o nível de industrialização e consequentemente o uso de fontes de energia como a elétrica e fóssil. O desperdício orgânico resultante das matérias-primas é acumulado e reaproveitado de novo para a agricultura. Desta forma, para além das vantagens socioeconómicas (aumento da empregabilidade) a nossa produção assenta em métodos mais tradicionais e ecológicos.

Quando chegamos à embalagem o caso não é diferente. Embora regularmente surjam dúvidas e sejamos questionados pelos nossos clientes, a verdade é que todos os elementos na nossa embalagem são recicláveis. A embalagem em cartão que envolve a bisnaga, pode ser depositada no ecoponto azul e é totalmente reciclável, bem como a tampa plástica que fecha a bisnaga que pode ser depositada no ecoponto amarelo.

E a bisnaga em alumínio?

Apesar de não terem a mesma possibilidade de reutilização que os vulgares frascos de vidro, elas podem ser recicladas e ganhar uma nova vida. Sabia que o alumínio pode ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade? O processo resume-se ao derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e gasta menos 95% de energia do que produzir de origem. Segundo algumas fontes, a reciclagem de uma única lata de alumínio pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado durante 3 horas. Outras vantagens são também a ajuda na composição do lixo urbano, a diminuição na quantidade de lixo nos aterros sanitários, a redução do consumo de energia elétrica e a colaboração para o crescimento de uma consciência ecológica.

A meia.dúzia® orgulha-se de apoiar estes valores. Desde a agricultura biológica, produção energeticamente mais económica, reutilização de materiais nas tarefas de logística à embalagem reciclável, a nossa missão é respeitar os princípios da ecologia e um desenvolvimento sustentável.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos