Descubra tudo sobre o Kiwi

Descubra tudo sobre o Kiwi

O Kiwi ou Quivi (Actinidia deliciosa) é uma fruta da família Actinidiaceae. É um fruto exótico, de sabor extravagante, e cuja polpa verde vivo é perfeita para enfeitar qualquer prato.

Origem do Kiwi

O kiwi é originário do sudeste da China, mas na história deste país existem poucos registos do mesmo.

Foi graças a um missionário neo zelandês que este fruto ganhou o destaque que tem hoje no mundo. Ele levou a fruta para o seu país natal e fez melhoramentos através de cruzamentos com outras variedades, até chegar ao kiwi como o conhecemos hoje.

O seu nome é uma homenagem ao pássaro kiwi, que é o símbolo nacional da Nova Zelândia.

Cultivo do Kiwi

O Cultivo do Kiwi

A árvore responsável por produzir os kiwis é o kiwizeiro. Na verdade, estas arvores são trepadeiras, geralmente de um caule só, onde os frutos surgem.

Com folhas grandes, de até 20cm, verde-escuras na face superior e verde-claras com tons acastanhados na face interior, ovais e de bordas serrilhadas.

As suas flores nascem em grupos de 2 a 8, e são brancas ou creme e bastante perfumadas. Em apenas uma árvore encontramos flores femininas e masculinas, o que facilita o cruzamento, que é possibilitado através da ação de abelhas e de alguns outros insetos e pássaros.

É uma planta típica de clima temperado ou subtropical, suportando temperaturas de até -15ºC. Necessitam de algumas horas de frio, no entanto, devem ser cultivadas à meia-sombra.

Os frutos surgem apenas 3 a 5 anos após os plantio. A época ideal de plantio para estaquilha é de julho a agosto, e para plantio de mudas formadas é de setembro a outubro.

Os solos ideais são profundos, com boa drenagem e férteis. A adubação deve ser aplicada de 30 a 60 dias antes do plantio. Já a irrigação deve ser feita uma vez por semana. Em condições com temperaturas quentes, a frequência deve aumentar para deixar o solo sempre húmido.

Já a colheita, em Portugal, acontece no Outono, entre outubro e dezembro.

Os benefícios do Kiwi para a saúde

O kiwi não é apenas delicioso, é também uma fruta muito benéfica para a saúde!

Rica em betacarotenos, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres e protegem a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, evitando o envelhecimento precoce.

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um nutriente que aumenta a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a prevenir e combater a anemia.

Os principais benefícios do kiwi são:

  • Evita a pressão alta: Por ter boas quantidades de potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, o kiwi ajuda a evitar a pressão alta;
  • Combate à prisão de ventre: O kiwi combate a prisão de ventre por ser rico em pectina, um tipo de fibra que absorve a água para as fezes, hidratando-as e facilitando a evacuação;
  • Ajuda na perda de peso: Por ser uma boa fonte de fibras, o kiwi aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estomago, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando na perda de peso;
  • Evita diabetes: O kiwi é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que aumenta o tempo de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes;
  • Diminui colesterol e triglicerídeos: O kiwi é rico em fibras que diminuem a absorção de gordura dos alimentos a nível intestinal, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Além disso, o kiwi é rico em vitamina C e betacarotenos, compostos bioativos com ação antioxidante que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol no sangue;
  • Mantém a saúde dos ossos: O kiwi é rico em vitamina K, uma vitamina que ajuda na produção de uma proteína importante para a fixação de cálcio nos ossos, mantendo a saúde dos ossos e ajudando a evitar a osteoporose;
  • Fortalece o sistema imunitário: O kiwi fortalece o sistema imunitário por ser rico em vitamina C e carotenoides, nutrientes que protegem as células deste sistema contra os radicais livres, evitando o surgimento de gripes e alergias, por exemplo;
  • Melhora a recuperação muscular: Por ter boas quantidades de potássio, o kiwi ajuda a equilibrar as contrações do músculo, melhorando a recuperação muscular após os treinos e evitando o surgimento de caibras;
  • Combate a anemia: O kiwi tem ótimas quantidades de vitamina C, um nutriente que facilita a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia;
  • Evita o envelhecimento precoce: O kiwi é rico em vitamina C, um nutriente que participa da formação de colágeno, uma proteína que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C e os carotenoides presentes no kiwi também possuem ação antioxidante, ajudando a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres e evitando a formação de rugas e flacidez.

Como consumir o kiwi

Como consumir o kiwi?

Uma dúvida bastante comum é se o kiwi pode ser consumido com casca: a resposta é que sim, o kiwi pode ser comido com a casca e, na verdade, esta é rica em vitamina C, o que beneficia o sistema imunitário e diminui o stress!

No entanto, se a textura da pele não é do seu agrado, pode cortar o kiwi ao meio e comer apenas a polpa com uma colher, ou descascar e cortar em rodelas ou pequenos cubos.

As formas mais populares de consumir kiwi são:

  • Fresco;
  • Em bolos e sobremesas (como ingrediente principal ou como recheio ou cobertura);
  • Em sumos e batidos;
  • Em mousse de fruta;
  • Em doces de fruta, como o nosso Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro. Os doces de fruta são uma das formas mais populares de consumir o kiwi na Nova Zelândia!

O que fazer para o kiwi amadurecer?

Regra geral os kiwis, quando à temperatura ambiente, amadurecem em cerca de 3 a 5 dias. Se desejar que este processo seja mais rápido, deve colocá-los num saco de papel, junto com uma maçã ou uma banana.

O melhor Doce de Kiwi

Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro

Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro, com sabor único, adocicado e ligeiramente ácido, resultado da mistura de kiwi aromatizada com o vinho Moscatel do Douro, de sabor adocicado e suave, feito exclusivamente com uvas da casta moscatel galego, de aroma intenso.

Sugestão de uso

Acompanhamento de gelados, sobremesas e scones. Fácil de espalhar, ideal para barrar bolachas com chocolate, pão de cereais, tostas integrais, bolachas vegan. Ideal para Cocktail com Moscatel, e acompanhamento de pratos de carne de caça.

Receitas


Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter e registe-se no nosso site, para receber todas as nossas novidades.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos