Descubra tudo sobre o dióspiro, o doce fruto de Outono

Descubra tudo sobre o dióspiro, o doce fruto de Outono

Um dos mais populares frutos de Outono em Portugal, o dióspiro, ou caqui, como é conhecido no Brasil, é muito apreciado, quer pelo seu sabor doce e distinto, quer pelos inúmeros benefícios para a saúde que apresenta.

Estamos em plena época do dióspiro, aproveite para descobrir tudo sobre este fruto!

Origem do Dióspiro

Existem documentos que comprovam a existência do dióspiro e que datam a partir do século V, sendo por isso um fruto com uma enorme tradição e história.

Sabe-se que a sua produção em escala foi iniciada na Ásia, principalmente na China, Japão, e nos territórios agora conhecidos como Coreia do Norte e Coreia do Sul, mantendo até hoje uma grande popularidade nos países asiáticos.

Existem relatos que o explorador Marco Polo viu dióspiros à venda em K’nsai (atualmente Xangai) no século XIII. Mas foram os sacerdotes jesuítas que chegaram à China no século XVII os primeiros europeus a provar este fruto, que apenas começou a ser cultivado em países mediterrâneos no século XIX.

Relativamente aos Estados Unidos da América, acredita-se que o fruto apareceu apenas em 1828, na Califórnia.

Atualmente, os maiores produtores mundiais são a China e o Japão, seguidos da Coreia do Sul, Brasil, Índia, Itália e Espanha. Em Portugal, é produzido maioritariamente na região do Algarve e das Beiras.

Método de Produção e Colheita do Dióspiro

Método de Produção e Colheita do Dióspiro

O diospireiro pode ser cultivado nos mais variados tipos de solo, contando sempre que haja humidade. Os melhores resultados conseguem-se em solos profundos e bem drenados, arenoargilosos, com um PH entre 5,5 e 7. As variedades de roer preferem climas mais quentes, enquanto as de abrir preferem zonas mais húmidas, mas com um Verão quente.

É uma árvore muito resistente a pragas e doenças, de boa longevidade produtiva, fácil de adquirir e de plantar. Pode ser cultivada quer a partir de semente quer de propagação vegetativa (sendo esta a forma mais comum). Neste caso, podemos esperar os primeiros frutos ao fim de 3 anos.

Perde a folha no Outono. A poda é essencial após a colheita dos frutos, até para limitar o tamanho da árvore, que é de médio porte. Pode chegar a produzir 100 kg de fruta anualmente, quando bem tratada e adubada (preferencialmente através de matéria orgânica ou composto vegetal, com bom teor de azoto e de potássio).

Deve-se podar a partir da 14ª gema, pois o dióspiro frutifica em ramos do ano. A rega deve ser gota a gota, durante o verão. É muito sensível a geadas e não gosta de ventos fortes.

É uma árvore que se adapta bem a climas temperados e subtropicais, e até o temperado mediterrânico, como o de Portugal, existindo algumas plantações comerciais no Algarve e nas Beiras, no entanto, em Portugal, o dióspiro é maioritariamente produzido em quintais, hortas, e até em pequenos pomares.

O diospireiro é uma ótima opção para quem pretende ter uma fruta para colher no outono e se importa com a sua saúde e alimentação, graças aos impressionantes benefícios do dióspiro para a saúde.

O dióspiro é normalmente colhido no Outono, entre setembro e novembro, sendo possível encontrar este fruto à venda desde a sua colheita, até ao mês de dezembro.

Características do Dióspiro

Fruto de forma esférica, levemente achatada e uma casca fina. Existem dois tipos de dióspiro populares em Portugal, os de roer (não-taninosos ou não adstringentes) e os de abrir (taninosos ou adstringentes).

É um fruto com uma enorme quantidade de pectina, pelo que apresenta uma consistência gelatinosa. Constituído maioritariamente por polpa, é bastante doce, uma vez que é um dos frutos com mais açúcar. A sua consistência gelatinosa deve-se à enorme quantidade de pectina que apresenta. Aliás, pode-se considerar que o fruto é composto essencialmente por mucilagem e pectina.

Dióspiro de roer

Dióspiro de roer

Apresenta uma polpa firme e até crocante, ficando mais macia com o tempo. É menos sumarento que o de abrir, mas igualmente doce. A sua cor é alaranjada/amarelada (dependendo do seu conteúdo em carotenos) e no interior apresenta riscas de cor chocolate. Pode ser consumido como uma maçã, sendo mesmo conhecido como maçã do oriente em algumas regiões. Tem um sabor doce e distinto, e é frequentemente consumido à dentada, como uma maçã. É também muito utilizado em gelados, em sumos naturais, com iogurte, em saladas ou até mesmo assado com canela.

Os dióspiros de roer são mais resistentes, pelo que se encontram mais frequentemente à venda que os dióspiros de abrir, pois estes últimos são muito frágeis.

Dióspiro de abrir

Dióspiro de abrir

Tem a polpa mole e de aparência gelatinosa, um pouco viscosa, e uma cor avermelhada. O sabor é muito doce e a textura suave, por vezes fibrosa. Nutricionalmente, é muito rico em taninos (antioxidantes). É usualmente consumido com uma colher. Quando é consumido antes de estar bem maduro, o seu sabor é adstringente, deixando um sabor amargo e áspero na língua, o que acontece devido à contração das mucosas da boca em contacto com os taninos. Extremamente frágil, deve ser manipulado com cuidado para não amassar.

Os benefícios do dióspiro para a saúde

O dióspiro é um fruto extremamente nutritivo, rico em antioxidantes, com diversos benefícios para a saúde, especialmente ao nível da visão, pele, desenvolvimento ósseo e reprodução.

Não é ao acaso que muito se fala sobre quais são as vitaminas do dióspiro! Este fruto é um aliado no que respeita à saúde dos olhos, graças à sua riqueza em vitamina A e B. É indicado para melhorar o estado de saúde da pele e cabelos, e é uma mais-valia para a saúde geral do aparelho digestivo.

Um forte aliado no combate ao colesterol e à hipertensão. Rico em antioxidantes, ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento.

Apesar de podermos considerá-lo um fortificante do organismo em geral, podemos destacar entre os principais benefícios do dióspiro para a saúde:

  • Rico em vitamina A: ao consumir apenas 100g de dióspiro, ingerimos cerca de 22% da Dose Diária Recomendada (DDR) de vitamina A. Esta vitamina traz muitos benefícios para a pele, e é crucial para reforçar o sistema imunitário, na visão e no desenvolvimento fetal;
  • Rico em beta caroteno: os antioxidantes ajudam a prevenir danos celulares ao eliminarem os radicais livres. O stress oxidativo tem sido conectado a doenças crónicas como diabetes, doença de Alzheimer e cancro. Uma vez no organismo, este antioxidante converte-se em Vitamina A para apoiar a saúde dos olhos e sistema imunitário. Investigações sugerem que dietas ricas neste pigmento podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de cancro (próstata e intestino). Existem também estudos que indicam que o consumo de carotenoides está relacionado com um risco inferior de desenvolver diabetes tipo 1;
  • Rico em Flavonoides: os flavonoides são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e até antivirais. O dióspiro contém dois flavonoides antioxidantes, a quercetina e o quempferol. Estudos sugerem que um maior consumo de flavonoides reduz o risco de morte relacionada com complicações cardiovasculares;
  • Rico em fibras: as fibras são cruciais para o normal funcionamento do transito intestinal e para regular os níveis de açúcar no sangue. O dióspiro é riquíssimo em fibra solúvel (pectinas e mucilagens), que ao chegar ao intestino sofre um processo de fermentação e liberta ácidos gordos de cadeia curta, que ajudam a reduzir a velocidade de absorção de açucares simples, e podem por isso ser aliados para diabéticos com problemas na regulação da glicemia (devem ser consumidos com moderação). O dióspiro pode ajudar a baixar os níveis do colesterol “mau”, o LDL, uma vez que auxiliam o organismo na eliminação do excesso de lipoproteínas em circulação. Ajuda também a prevenir inflamações na parede do intestino, sendo benéfico para uma flora intestinal mais saudável. Uma dúvida comum é se o dióspiro engorda – se esta é uma das suas preocupações ficará feliz em saber que as fibras levam a que seja também um aliado de quem deseja perder peso, apesar do seu elevado índice calórico, pois ajuda a que se sinta mais saciado e a reduzir os desejos por doces ou alimentos processados;
  • Rico em Potássio e com um teor relevante de fósforo, cobre e magnésio: ajuda na produção de glóbulos vermelhos;
  • Rico em água: cerca de 80% de água na sua constituição, auxiliando na regularização da diarreia e colite;
  • Boa fonte de vitamina C: reduz a sensação de cansaço e ajuda a prevenir constipações;
  • Teor relevante de cálcio: ajuda na densidade óssea;

Apesar dos diversos benefícios para a saúde que nos oferece o dióspiro, deve ser consumido com moderação, pois apesar do seu baixo teor de gordura, é rico em açucares, e por isso tem um valor calórico superior a outras frutas.

É também desaconselhado a quem sofre de insuficiência renal, pois aumenta a quantidade de potássio na corrente sanguínea.

Tabela nutricional do dióspiro

 Valor Unidade
Valor Energético
--Energia 65 kcal
--Energia 274 kJ
Macro constituintes
--Lípidos 0 g
----Ácidos gordos saturados 0 g
----Ácidos gordos monoinsaturados 0 g
----Ácidos gordos polinsaturados 0 g
----Ácido linoleico 0 g
----Ácidos gordos trans 0 g
--Hidratos de carbono 14.8 g
----Açúcares 14.8 g
----Sacarose 0 g
----Lactose 0 g
----Oligossacáridos 0 g
----Amido 0 g
--Sal 0.0 g
--Fibra 1.5 g
--Proteína 0.6 g
--Álcool 0.6 g
--Água 82.6 g
--Ácidos organicos 0 g
--Colesterol 0 mg
Vitaminas
--Vitamina A total (equivalentes de retinol) 177 µg
--Caroteno 1060 µg
--Vitamina D 0 µg
--a-tocoferol 0.1 mg
--Tiamina 0.03 mg
--Riboflavina 0.02 mg
--Niacina 0.3 mg
--Equivalentes de niacina 0.5 mg
--Triptofano/60 0.2 mg
--Vitamina B6 0.05 mg
--Vitamina B12 0 µg
--Vitamina C 3 mg
--Folatos 7 µg
Minerais
--Cinza 0.55 g
--Sódio (Na) 5 mg
--Potássio (K) 230 mg
--Cálcio (Ca) 10 mg
--Fósforo (P) 13 mg
--Magnésio (Mg) 7 mg
--Ferro (Fe) 0.2 mg
--Zinco (Zn) 0.1 mg

 

Fonte: PorFIR

Como escolher os dióspiros?

Um fruto muito sensível, deve sempre escolher os seus dióspiros com delicadeza, preferindo os que se apresentam intactos, sem rugas, cortes ou manchas na pele, e que tenham conservado o pedúnculo e o cálice.

O dióspiro tem um amadurecimento rápido, pelo que pode adquiri-los ainda sem estarem completamente maduros, e deixar que amadureçam em sua casa.

Se os colocar junto com outras frutas, tendem a amadurecer mais rápido do que quando colocados sem outras frutas ao redor. Assim sendo, dependendo do estado de maturação dos seus dióspiros, deve escolher se os coloca junto com outras frutas (como a banana) à temperatura ambiente– para um amadurecimento mais rápido, ou sem outras frutas ao redor e, se desejar, no frigorifico - para aumentar a sua durabilidade.

Na hora de consumir, opte por frutos bastante maduros, uma vez que é nesta altura que reduzimos ao máximo a sensação de adstringência e podemos usufruir na totalidade do doce natural deste fruto.

Como consumir o dióspiro?

Como consumir o dióspiro?

O dióspiro é um fruto muito versátil e que pode ser consumido de diversas formas, desde fresco, cozinhado numa grande variedade de pratos, desidratado ou, claro, em compotas de frutas.

É uma fruta muito doce, sendo por isso perfeito para sobremesas, para combinar com iogurtes, ou em sumos e gelados, evitando a adição de açúcar. Algumas das formas mais populares de comer dióspiro são:

Os dióspiros podem ser congelados, e posteriormente utilizados em smoothies. Pode também encontrar no mercado dióspiros desidratados (que mantém as propriedades nutritivas do fruto fresco), ideais para utilizar como snack ligeiro no meio da manhã ou tarde.

O dióspiro, pela sua doçura, é um ótimo aliado em dietas quando consumido com moderação, uma vez que permite saciar a vontade de comer algo doce, tendo diversas vantagens para a saúde.

Já conhece o melhor doce de dióspiro?

Na meia.dúzia®, criamos o Doce Extra de Dióspiro e Laranja com Noz e Moscatel do Douro , ideal para os amantes deste fruto de outono.

Uma mistura de sabores surpreendente, com a laranja do Algarve e o vinho Moscatel do Douro a apresentarem-se como os parceiros perfeitos para o dióspiro, cultivado em Portugal, claro! As nozes da região de Trás-os-Montes, com um sabor muito característicos, finalizam esta ligação, tornando-o num doce de sabor ímpar.

Sabia que…

A meia.dúzia® tem mais de 25 sabores de compotas gourmet em bisnaga, preparadas de forma artesanal, em lotes no máximo de 40kg e em panelas, cada uma com mais de 55% de fruta provenientes de diversas regiões de Portugal, sem adicionar aditivos e conservantes e com reduzida quantidade de açúcar, mantendo e preservando os métodos tradicionais? Descubra todas as nossas compotas artesanais aqui .

Sugestões para a utilização do Doce de Dióspiro

Excelente acompanhante para queijos, Queijo Leyden (IGP), Queijo Provolone (DOP), Queijo de Múrcia (DOP), Queijo de Azeitão (DOP), Queijo Serra de Estrela (DOP).

Ideal para barrar tosta de cereais de sementes de girassol, ou recheios de macarrones.

Descubra a nossa receita de baguete de salmão com doce de dióspiro

Curiosidades sobre o dióspiro

  • O dióspiro é originário da China, sendo cultivado há já vários séculos;
  • É um fruto muito popular em toda a Ásia e comercializado por todo o mundo;
  • Pode comer dióspiros com ou sem casca. Se preferir sem casca, pode colocá-los durante alguns segundos em água a ferver, para ser mais fácil de lhe retirar a pele;
  • Existem pelo mundo dezenas de variedades diferentes de dióspiros! As mais comuns de dióspiro de roer são: Persimomon, Nishimura, Izu, Wase Fuyu, Jiro, Suraga, Amankaki, Fuyu, Hana Fuyu, Cal fuyo e Fay-Fau, além da variedade Sharon (Sharoni, Triumph), originalmente produzida no Vale Sharon, em Israel. No que respeita ao dióspiro de abrir, as variedades mais populares são: Hiratanenashi (não necessita de polinização), Tone wase, Sugitawase, Tomatero, Cristalino, Gordo, Picudo, Cuadrado, Rojo Brillante, De Carlet, Fungi, Kaki tipo, Sakoumiathan, Farmacista honoraty, Hachiya e Kirakaki, Th iene, além da coroa-de-rei, portuguesa. As cultivares polinizadoras (dois sexos) são Akagaki, Mercatelli e Moro;
  • A variedade de dióspiros mais conhecida em Portugal é a de casca lisa, fina, cor-de-laranja forte ou amarelo-torrado e de polpa muito mole e viscosa que surge na época inicial de Outono.
  • O nome dióspiro tem origem no grego διόσπυρος (dióspyros), cujo significado é alimento de Zeus, enquanto o nome caqui (nome pelo qual o dióspiro é conhecido no brasil) vem do japonês kaki;
  • Uma porção de 100g de dióspiro tem aproximadamente 80 calorias, 10mg de vitamina C e outras vitaminas e minerais.

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter e registe-se no nosso site, para receber gratuitamente os nossos e-books com mais saladas originais ou aperitivos.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos