Descubra tudo sobre o Kiwi

Descubra tudo sobre o Kiwi

O Kiwi ou Quivi (Actinidia deliciosa) é uma fruta da família Actinidiaceae. É um fruto exótico, de sabor extravagante, e cuja polpa verde vivo é perfeita para enfeitar qualquer prato.

Origem do Kiwi

O kiwi é originário do sudeste da China, mas na história deste país existem poucos registos do mesmo.

Foi graças a um missionário neo zelandês que este fruto ganhou o destaque que tem hoje no mundo. Ele levou a fruta para o seu país natal e fez melhoramentos através de cruzamentos com outras variedades, até chegar ao kiwi como o conhecemos hoje.

O seu nome é uma homenagem ao pássaro kiwi, que é o símbolo nacional da Nova Zelândia.

Cultivo do Kiwi

O Cultivo do Kiwi

A árvore responsável por produzir os kiwis é o kiwizeiro. Na verdade, estas arvores são trepadeiras, geralmente de um caule só, onde os frutos surgem.

Com folhas grandes, de até 20cm, verde-escuras na face superior e verde-claras com tons acastanhados na face interior, ovais e de bordas serrilhadas.

As suas flores nascem em grupos de 2 a 8, e são brancas ou creme e bastante perfumadas. Em apenas uma árvore encontramos flores femininas e masculinas, o que facilita o cruzamento, que é possibilitado através da ação de abelhas e de alguns outros insetos e pássaros.

É uma planta típica de clima temperado ou subtropical, suportando temperaturas de até -15ºC. Necessitam de algumas horas de frio, no entanto, devem ser cultivadas à meia-sombra.

Os frutos surgem apenas 3 a 5 anos após os plantio. A época ideal de plantio para estaquilha é de julho a agosto, e para plantio de mudas formadas é de setembro a outubro.

Os solos ideais são profundos, com boa drenagem e férteis. A adubação deve ser aplicada de 30 a 60 dias antes do plantio. Já a irrigação deve ser feita uma vez por semana. Em condições com temperaturas quentes, a frequência deve aumentar para deixar o solo sempre húmido.

Já a colheita, em Portugal, acontece no Outono, entre outubro e dezembro.

Os benefícios do Kiwi para a saúde

O kiwi não é apenas delicioso, é também uma fruta muito benéfica para a saúde!

Rica em betacarotenos, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres e protegem a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, evitando o envelhecimento precoce.

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um nutriente que aumenta a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a prevenir e combater a anemia.

Os principais benefícios do kiwi são:

  • Evita a pressão alta: Por ter boas quantidades de potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, o kiwi ajuda a evitar a pressão alta;
  • Combate à prisão de ventre: O kiwi combate a prisão de ventre por ser rico em pectina, um tipo de fibra que absorve a água para as fezes, hidratando-as e facilitando a evacuação;
  • Ajuda na perda de peso: Por ser uma boa fonte de fibras, o kiwi aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estomago, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando na perda de peso;
  • Evita diabetes: O kiwi é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que aumenta o tempo de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes;
  • Diminui colesterol e triglicerídeos: O kiwi é rico em fibras que diminuem a absorção de gordura dos alimentos a nível intestinal, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Além disso, o kiwi é rico em vitamina C e betacarotenos, compostos bioativos com ação antioxidante que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol no sangue;
  • Mantém a saúde dos ossos: O kiwi é rico em vitamina K, uma vitamina que ajuda na produção de uma proteína importante para a fixação de cálcio nos ossos, mantendo a saúde dos ossos e ajudando a evitar a osteoporose;
  • Fortalece o sistema imunitário: O kiwi fortalece o sistema imunitário por ser rico em vitamina C e carotenoides, nutrientes que protegem as células deste sistema contra os radicais livres, evitando o surgimento de gripes e alergias, por exemplo;
  • Melhora a recuperação muscular: Por ter boas quantidades de potássio, o kiwi ajuda a equilibrar as contrações do músculo, melhorando a recuperação muscular após os treinos e evitando o surgimento de caibras;
  • Combate a anemia: O kiwi tem ótimas quantidades de vitamina C, um nutriente que facilita a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia;
  • Evita o envelhecimento precoce: O kiwi é rico em vitamina C, um nutriente que participa da formação de colágeno, uma proteína que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C e os carotenoides presentes no kiwi também possuem ação antioxidante, ajudando a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres e evitando a formação de rugas e flacidez.

Como consumir o kiwi

Como consumir o kiwi?

Uma dúvida bastante comum é se o kiwi pode ser consumido com casca: a resposta é que sim, o kiwi pode ser comido com a casca e, na verdade, esta é rica em vitamina C, o que beneficia o sistema imunitário e diminui o stress!

No entanto, se a textura da pele não é do seu agrado, pode cortar o kiwi ao meio e comer apenas a polpa com uma colher, ou descascar e cortar em rodelas ou pequenos cubos.

As formas mais populares de consumir kiwi são:

  • Fresco;
  • Em bolos e sobremesas (como ingrediente principal ou como recheio ou cobertura);
  • Em sumos e batidos;
  • Em mousse de fruta;
  • Em doces de fruta, como o nosso Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro. Os doces de fruta são uma das formas mais populares de consumir o kiwi na Nova Zelândia!

O que fazer para o kiwi amadurecer?

Regra geral os kiwis, quando à temperatura ambiente, amadurecem em cerca de 3 a 5 dias. Se desejar que este processo seja mais rápido, deve colocá-los num saco de papel, junto com uma maçã ou uma banana.

O melhor Doce de Kiwi

Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro

Doce Extra de Kiwi com Moscatel do Douro, com sabor único, adocicado e ligeiramente ácido, resultado da mistura de kiwi aromatizada com o vinho Moscatel do Douro, de sabor adocicado e suave, feito exclusivamente com uvas da casta moscatel galego, de aroma intenso.

Sugestão de uso

Acompanhamento de gelados, sobremesas e scones. Fácil de espalhar, ideal para barrar bolachas com chocolate, pão de cereais, tostas integrais, bolachas vegan. Ideal para Cocktail com Moscatel, e acompanhamento de pratos de carne de caça.

Receitas


Se gostou deste artigo, subscreva a nossa newsletter e registe-se no nosso site, para receber todas as nossas novidades.


Älterer Post Neuerer Post

Hinterlassen Sie einen Kommentar

Bitte beachten Sie, dass Kommentare vor der Veröffentlichung freigegeben werden müssen